POR MAIORIA DE VOTOS O TSE APROVA A CRIAÇÃO DO PARTIDO DE KASSAB,O PSD.


Em meio a dúvidas sobre o processo de criação do PSD (Partido Social Democrático), a maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) votou na noite deste terça-feira (27) a favor do registro nacional da legenda, fundada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
A decisão final se dá por maioria, mas até o final do julgamento os ministros podem mudar seus votos. Se favorável, a decisão abre o caminho para o partido concorrer nas eleições de 2012. Para lançar candidatos a prefeito e vereador, a sigla precisa ser oficializada até o próximo dia 7 de outubro.
Já votaram a favor da criação do PSD a relatora do caso, ministra Nancy Andrighi, e os ministros Marcelo Ribeiro, Teori Zavascki e Arnaldo Versiani. Ainda faltam se manifestar os ministros Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski.
A decisão foi adiada na última quinta-feira (22) por um pedido de vista do ministro Marcelo Ribeiro. O impasse se criou diante das dúvidas de alguns ministros quanto à autenticidade das assinaturas de apoio.
A lei exige a assinatura de no mínimo 491 mil eleitores. O PSD apresentou 538.263 assinaturas, mas divididas em listas autenticadas apenas por cartórios eleitorais e outras que foram consolidadas por TREs.
A dúvida se dá porque a Lei dos Partidos, de 1995, determina a comprovação do apoio por meio dos cartórios eleitorais, mas uma resolução, editada pelo TSE no ano passado, determina que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) devem emitir documentos para comprovar que o partido obteve o apoio necessário.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 

About You!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras id arcu nulla. Donec eu risus nisl, id cursus justo. Proin non mauris enim, eu suscipit libero. Fusce eget nunc nibh. Integer elementum consectetur sagittis. Quisque adipiscing auctor risus, id vulputate eros auctor vel. Vivamus pellentesque arcu vel libero eleifend sed aliquam

Todos os direitos reservados para Carlos Sampaio