DO BLOG DO CESAR MAIA; DEMAGOGIA: ARISTÓTELES A AMÉRICA LATINA E OS DIAS DE HOJE!!


(Mariano Grondona - La Nacion, 11) 1. No livro A Política, de Aristóteles, pode ser encontrada a definição mais antiga de demagogia. Uma definição tão bem sucedida que, quando a lemos, parece que o professor de Alexandre o Grande estava se referindo a nossa América Latina. Para Aristóteles, a demagogia era a corrupção da democracia da mesma forma que a tirania era a corrupção da monarquia. Um rei bem-intencionado poderia se tornar um tirano se, enganado pela adulação dos seus cortesãos, terminasse por pensar em si mesmo em vez de pensar no povo.
       
2. Quando o adulam a ponto dele pensar que é o único protagonista em lugar do povo, os cortesãos do rei não somente o corrompem; manipulam-no, ademais, em favor de si próprios. Da mesma forma, a democracia corrompe-se na direção da demagogia quando alguns políticos - esses cortesãos, não mais do rei, mas do novo soberano que é o povo - a perdem em seu próprio benefício, fascinando o povo com metas ilusórias, insustentáveis no decorrer do tempo.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 

About You!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras id arcu nulla. Donec eu risus nisl, id cursus justo. Proin non mauris enim, eu suscipit libero. Fusce eget nunc nibh. Integer elementum consectetur sagittis. Quisque adipiscing auctor risus, id vulputate eros auctor vel. Vivamus pellentesque arcu vel libero eleifend sed aliquam

Todos os direitos reservados para Carlos Sampaio