Informe do Dia: O dinheiro sumiu
Rio - Mais um golpe contra aposentados. No dia 16, a jornalista Vania Mezzonato foi à 5ª DP dar queixa do furto de R$ 6.788,91 da conta salário do Santander onde seu benefício é depositado. A história começou em maio, quando ela descobriu que o INSS havia retirado dinheiro de sua conta — uma medida regular e preventiva, pois Vania, que continua a trabalhar, não fizera nenhum saque desde janeiro.
Ela foi a um posto da Previdência e regularizou a situação. O INSS devolveu o dinheiro: fez um depósito de R$ 3.865,24 e outro de R$ 2.923,67. Na terça-feira passada, a jornalista foi ao banco e descobriu que os valores não estavam mais na conta. Uma funcionária mostrou que as quantias haviam sido sacadas numa agência em Niterói. O fraudador fizera duas retiradas, nos mesmos exatos valores depositados pelo INSS. Importante: Vania se aposentou há um ano, mas nunca recebeu o cartão para saques — faz seus saques, na boca do caixa, com a apresentação da carteira de identidade.
Fraude depende de conivência
O advogado José Roberto de Oliveira diz que furtos como o sofrido por Vania ocorrem com a participação de funcionários de bancos ou do INSS. Caso contrário, o fraudador não teria como fazer saques nem saberia quanto havia na conta. O fato de Vania ter ficado meses sem efetuar retiradas pode ter chamado a atenção dos bandidos: teriam concluído que ela demoraria a notar o roubo.
O advogado José Roberto de Oliveira diz que furtos como o sofrido por Vania ocorrem com a participação de funcionários de bancos ou do INSS. Caso contrário, o fraudador não teria como fazer saques nem saberia quanto havia na conta. O fato de Vania ter ficado meses sem efetuar retiradas pode ter chamado a atenção dos bandidos: teriam concluído que ela demoraria a notar o roubo.
O advogado diz que esse tipo de golpe é comum. Para ele, especializado na defesa de consumidores e aposentados, o banco tem que devolver o dinheiro.
INSS diz como evitar o golpe
Procurado na sexta-feira pelo Informe, o Santander limitou-se a dizer que entrou em contato com a aposentada e lhe informou como deveria agir. Vania já havia registrado queixa no banco. O Santander não deu qualquer informação sobre como o saque indevido pode ter sido feito, já que ela sequer tinha um cartão que pudesse ter sido clonado.
Para evitar casos semelhantes, o INSS recomenda o saque mensal dos benefícios. Sugere também que o aposentado ou pensionista registre uma conta-corrente ou conta poupança para receber seu benefício.
Fonte:http://odia.terra.com.br
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