O DIA DE COMBATE AO TABAGISMO.


RIO - Na celebração do Dia Mundial sem Tabaco, os brasileiros têm muito com que se preocupar. Novas análises do Instituto Nacional de Câncer (Inca) - a partir da Pesquisa de Tabagismo na Pesquisa Nacional de Domicílios de 2008, do IBGE -, mostram que oito em cada dez homens e seis entre dez mulheres que morrem em decorrência de doenças respiratórias crônicas fumam. Outro dado alarmante é que um milhão de fumantes no país sofrem de doença respiratória crônica devido ao tabagismo.
O Brasil tem cerca de 25 milhões de fumantes acima de 15 anos: 20 milhões nas áreas urbanas e mais 4,4 milhões nas zonas rurais. E o número de óbitos por doenças respiratórias chama a atenção para a necessidade de investir cada vez mais no combate ao fumo, diz Liz Almeida, coordenadora da Divisão de Epidemiologia do Inca:
- O fumo não está associado apenas ao câncer. O número de casos de asma, por exemplo, aumenta com o tabagismo ambiental. Os brasileiros mais dependentes de nicotina dificilmente conseguem parar de fumar, mesmo após serem diagnosticados com doenças crônicas respiratórias. É um círculo vicioso.
Luiz Antônio Santini, diretor-geral do Inca, lembra que no Brasil o tabagismo se concentra na população de menor renda e escolaridade. Isso faz com que essas pessoas fiquem sob maior risco de doenças crônicas não transmissíveis, principalmente as respiratórias, que muitas vezes as tiram do mercado de trabalho.
Em 2008, em média, quatro brasileiros morreram a cada hora por complicações respiratórias crônicas. Na opinião do pneumologista Ricardo Meirelles, da Divisão de Controle do Tabagismo do Inca, mesmo que esses males sejam incuráveis, o primeiro passo, a partir do diagnóstico, é procurar um serviço de saúde para entrar num programa para deixar de fumar.
Fumo passivo mata 7,5 mil brasileiros anualmente
Não só o fumante sofre. Estudo da OMS sobre mortalidade devido ao tabagismo passivo em todo o mundo mostrou que, no Brasil, morrem cerca de 7,5 mil brasileiros todos os anos devido à fumaça do cigarro. Este ano, o Dia Mundial sem Tabaco tem como principal tema a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), o tratado da OMS assinado por 172 países, que se comprometem a reduzir o consumo de cigarro.
Segundo o Ministério da Saúde, o número geral de fumantes no Brasil caiu nas capitais do país de 16,2% para 15,1%, entre os anos de 2006 e 2010. Apesar disso, ainda há determinações da CQCT para serem colocadas em prática.
- Uma delas é aperfeiçoar a Lei 9.294/96, que embora proíba fumar em recintos coletivos fechados, permite a existência de fumódromos. A CQCT recomenda a total proibição do ato de fumar em recintos coletivos fechados como a melhor forma de proteção contra o tabagismo passivo - diz Tânia Cavalcante, secretária-executiva da Comissão Nacional para Implementação da CQCT.
Eu já parei também, vamos fazer um corrente para ajudar quem quer parar.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 

About You!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras id arcu nulla. Donec eu risus nisl, id cursus justo. Proin non mauris enim, eu suscipit libero. Fusce eget nunc nibh. Integer elementum consectetur sagittis. Quisque adipiscing auctor risus, id vulputate eros auctor vel. Vivamus pellentesque arcu vel libero eleifend sed aliquam

Todos os direitos reservados para Carlos Sampaio