JOSÉ SARNEY ADIA ANÁLISE DO VETO DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO A PEDIDO DA PRESIDENTE DILMA.



Brasília - O presidente do Congresso, senador José Sarney (PMDB-AP), decidiu adiar pela terceira vez a apreciação do veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Emenda Ibsen, que redistribui os royalties do petróleo entre todos os Estados e municípios. Sarney atendeu a um apelo da presidente Dilma Rousseff, que lhe telefonou antes de embarcar para a Europa, e do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB). A votação, programada para quarta-feira, será adiada por 20 dias, pelo menos, devido ao feriado de 12 de outubro.
A bancada fluminense atribuiu o novo adiamento à intervenção de Dilma, porque o governo federal teria se dado conta de que a União seria a mais prejudicada com a derrubada do veto, e não os Estados produtores. A Emenda Ibsen prevê que saia dos cofres da União a receita para compensar as perdas dos Estados produtores com as mudanças na divisão dos royalties.
Em contrapartida, os fluminenses acreditam que seja mais fácil contestar a Emenda Ibsen no Supremo Tribunal Federal (STF), caso ela seja restabelecida pelo Congresso.
A emenda prevê que os royalties sejam distribuídos de forma igualitária entre todos os Estados e municípios, conforme os critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE). E o STF já decidiu que este fundo é inconstitucional. "O veto tem mais inconstitucionalidades, uma lei bem feita é mais difícil de contestar", reconheceu o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR).
Sarney convocou uma reunião conjunta de líderes da base aliada na Câmara e no Senado para quarta-feira, às 14h30, que deverão confirmar o adiamento, a fim de compartilhar o desgaste político com o peemedebista. Para o líder do governo, Romero Jucá, é preciso construir uma alternativa possível para que o Rio não tenha prejuízo, mas haja uma distribuição justa dos royalties. Jucá diz que essa solução aparecerá no parecer do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), relator da matéria no Senado. "O relatório do (senador) Vital vai trazer a cereja que falta para dividir o bolo", afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 

About You!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras id arcu nulla. Donec eu risus nisl, id cursus justo. Proin non mauris enim, eu suscipit libero. Fusce eget nunc nibh. Integer elementum consectetur sagittis. Quisque adipiscing auctor risus, id vulputate eros auctor vel. Vivamus pellentesque arcu vel libero eleifend sed aliquam

Todos os direitos reservados para Carlos Sampaio