Por Saulo Pessanha, em 12-08-2011 - 11h01
Na eleição de deputado estadual e federal é comum, por exemplo, o eleitor de São João da Barra votar em candidato com base eleitoral no Rio de Janeiro, ou vice-versa. Vota-se por ene motivos. Já na eleição de prefeito, esse quadro é raro. É que também não é comum político do Rio candidatar-se em São João da Barra, ou vice-versa.
O que não é comum hoje, em termos de candidaturas, pode ganhar novos contornos a partir de 2012. Aqui em Campos mesmo, se fosse possível, a prefeita de SJB, Carla Machado, concorreria à sucessão de Rosinha Garotinho. Mas Carla, por já ter usado o instituto da reeleição, não poderá fazê-lo.
O detalhe é que o que o PMDB pensou para Carla Machado, ou seja, fazê-la candidata em Campos, o PT pensa para Benedita da Silva, com foco em uma outra cidade. A ex-governadora e ho-je deputada federal tem base eleitoral no Rio, mas o seu partido quer que ela dispute a prefeitura de São Gonçalo.
Nos planos do PT, está o de lançar o máximo possível de candidatos a prefeito. A previsão do partido (que fez 10 prefeitos em 2008) é eleger ano que vem pelo menos 15. Um desses seria Benedita em São Gonçalo. A deputada, por ora, resiste à idéia da candidatura
0 comentários:
Postar um comentário