Se é saudável o debate no campo das ideias, nada saudável e sim vergonhosa foi a humilhação, o constrangimento a que cada cidadão de São João da Barra foi submetido nos últimos dias, tendo o lixo deixado em suas portas por mais de três dias. E que, estranhamente, começou a ser retirado imediatamente após a votação de uma mensagem modificativa da LDO na Câmara.
Tudo tem limite, mas em São João da Barra parece que, para alguns, limite e respeito ao próximo são coisas de museu. Os responsáveis, que são muito bem remunerados para evitar esse castigo que a população passou, não foram eficientes o bastante para evitar o dia da vergonha.
Eu fui prefeito e já vivi embates com a então presidenta da Câmara, Carla Machado, que não colocava em votação a mensagem de suplementação que eu tinha enviado ao Legislativo da época, e nem por isso atrasei salários, nem levei risco à saúde do cidadão, deixando de retirar o lixo das residências, como aconteceu agora. O que não consigo entender é por que a prefeita não conseguiu evitar esse constrangimento para a população.
Outra questão estranha é que, se o que foi votado na Câmara na última sessão não foi uma mensagem de suplementação para o lixo, e sim uma modificação da LDO, que permite que a prefeita possa gastar metade do orçamento sem pedir autorização ao Legislativo, por que então deixaram o lixo nas portas das casas das pessoas? Por que então, minutos após ser aprovada uma mensagem que nada tem a ver com o lixo, e que nem validade jurídica tem ainda, a empresa voltou a funcionar, com carreata e tudo, como se fosse um favor para o cidadão?
A empresa declarou que os funcionários pararam em sinal de protesto. Mas vereadores denunciaram que foi a empresa que mandou os funcionários pararem, como forma de apoiar a prefeita e pressionar a oposição a votar.
Não há justificativa. Se foi culpa dos trabalhadores, que nem possuem sindicato local, como teriam condições de iniciar a coleta de lixo de forma coordenada, imediatamente após a prefeita ganhar a mensagem, se não houvesse a participação conjunta da empresa? Ninguém tem nariz de palhaço. O lixo já pode ter sido retirado das ruas, mas a humilhação permanece.


0 comentários:
Postar um comentário