ELEIÇÕES 2012 NO ESTADO DO RIO: NOVOS POLOS DE PODER! NOVAS ESTRATÉGIAS! A NOVA CARA DA POLITICA.


1.      Os tradicionais polos de poder no Estado do Rio vão dando passagem a outros municípios, em função  do petróleo e dos grandes projetos em andamento. Todos eles estão nas áreas litorâneas, na costa leste/nordeste e na costa sudeste, ou costa azul e costa verde. A disputa de poder nessas regiões/municípios terá um caráter estratégico.

2. Comecemos pela costa leste/nordeste. Trata-se de dois mega-investimentos. Em Itaboraí e em São João da Barra. Em Itaboraí a nova refinaria da Petrobrás que será a maior do Brasil. E em São João da Barra, o complexo Eike-chinês-argentino –porto exportador de minério de ferro, estaleiro, siderúrgica e termoelétrica. No caso de São João da Barra, será inevitável a articulação com Campos, como base de oferta de mão de obra qualificada, materiais e serviços. Esses dois polos estão conectados com outros dois: Macaé e Cabo Frio. Macaé como base da Petrobrás e Cabo Frio onde está um aeroporto internacional –dos maiores do Brasil- de importação de equipamentos e materiais, e onde se desenha uma zona franca acoplada.

3. Campos arrecada em royalties 1,3 bilhão de reais e cerca de 200 milhões de ICMS, que será, pelo menos, dobrada. Macaé tem de royalties mais de 500 milhões de reais e Cabo Frio cerca de 250 milhões de reais. Cabo Frio multiplicará a receita de ICMS, com a ampliação das importações e com o deslanche da zona franca, para pelo menos mais 500 milhões de reais, ou quase 10 vezes o que arrecada hoje.  Itaboraí tem receita total de quase 300 milhões hoje, à qual será agregada uma receita de ICMS de quase 1 bilhão de reais com a inauguração futura da refinaria.

4. No sudeste, Itaguaí afirma-se como base industrial e porto-industrial do porto de Itaguaí. A valorização dos terrenos nos últimos meses foi das maiores do Brasil, pelo menos 10 vezes mais. E os investimentos se multiplicam com diversidade –comercial-industrial- impulsionada pelas exportações/importações. Seus 80 milhões de reais de ICMS devem estar em 20% de seu potencial. Para isso, um litígio deve ser resolvido quanto a interpretação pelo Estado sobre os direitos de ICMS de importações. Finalmente, Angra dos Reis, que é o quarto arrecadador de ICMS de importação de petróleo e da energia elétrica das usinas. Com a nova usina, essa receita crescerá mais de 50%.

5. Portanto –os olhos sempre voltados para a Capital em eleições municipais- devem ser redirecionados e fixados, em 2012, em Campos, São João da Barra, Macaé, Cabo Frio, Itaboraí, Itaguaí e Angra dos Reis. O atrativo maior da Capital serão os Jogos Olímpicos de 2016 e os investimentos relativos. Mas esses têm data certa para terminar. Analisando estrategicamente, o olhar político eleitoral deve se abrir no litoral, indo a sul e norte da baía de Guanabara e não nela.

2.     
Fonte: EX-BLOG DO CESAR MAIA.


0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 

About You!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras id arcu nulla. Donec eu risus nisl, id cursus justo. Proin non mauris enim, eu suscipit libero. Fusce eget nunc nibh. Integer elementum consectetur sagittis. Quisque adipiscing auctor risus, id vulputate eros auctor vel. Vivamus pellentesque arcu vel libero eleifend sed aliquam

Todos os direitos reservados para Carlos Sampaio