A recomendação da idade correta para que as mulheres comecem a fazer a mamografia provoca polêmica. Atualmente, a orientação é que se faça o exame a partir dos 50 anos, a cada dois anos.
O Jornal Nacional está exibindo nesta semana uma série de reportagens sobre o câncer de mama. É a segunda maior causa de mortes de mulheres no Brasil. Só as doenças cardíacas matam mais. Nesta terça-feira (5), a repórter Lília Teles mostra qual a melhor idade para se começar a fazer a mamografia e as dificuldades que muitas brasileiras enfrentam para se tratar.
Madrugada no Rio de Janeiro: mais um dia da luta de Márcia para fazer a mamografia. Uma batalha que começou em setembro do ano passado.
Ela acordou às 4h e seguiu para o centro municipal de saúde em Irajá, no subúrbio carioca. Chegando lá, já encontrou uma fila de madrugadores. A espera foi registrada com uma câmera escondida. O portão foi aberto às 6h e Márcia seguiu para outra fila de entrega de senha. E duas horas depois, para a triagem.
Ela precisava agendar uma consulta com um ginecologista, que daria a requisição do exame. Por volta das 10h, a resposta: não havia vaga para aquele dia.
“Caramba! Cheguei aqui às 4h40, enfrentei uma fila danada e não vou conseguir ser atendida?”, ela reclamou.
Márcia foi orientada a voltar na semana seguinte. “Para eu tentar na próxima quarta-feira chegando mais cedo ainda, por volta de 3h, 3h30. Sem ter a certeza de eu ser atendida”, lembra.
No mesmo dia, ela foi para outro posto de saúde, onde também teria que esperar por uma desistência.
O sucesso do tratamento do câncer muitas vezes depende daquele diagnóstico que é feito bem no comecinho, quando a mulher nem tem os sintomas da doença. A dúvida é: quando é que se deve começar a fazer a mamografia?
Toda mulher a partir dos 40 anos tem direito à mamografia de graça. Isso é assegurado por uma lei federal de 2008. Essa também era a idade indicada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) para que se começasse a fazer o exame, que deveria ser feito uma vez por ano. Mas a regra mudou: atualmente, a orientação é que se faça a mamografia a partir dos 50 anos, a cada dois anos. E as mulheres se perguntam: por que essa mudança? Será que não fica tarde demais?
Fonte:http://g1.globo.com/jornal-nacional
0 comentários:
Postar um comentário