O IBGE divulgou há pouco uma excelente notícia: a taxa de desemprego em abril ficou em 6,4%, a mais baixa para o mês desde 2002. Em março, a desocupação fora estimada em 6,5%, como mostra o gráfico abaixo. Esse dado de hoje é muito bom, porque no começo do ano, normalmente, a taxa sobe porque aumenta o número de pessoas procurando emprego. Na comparação com abril do ano passado, a queda foi de 0,9 ponto percentual.
Isso mostra que o mercado de trabalho continua forte, abrindo vagas, mas é bom lembrar que a taxa de desocupação entre os jovens é alta.
Segundo o IBGE, a população desocupada (1,5 milhão de pessoas) ficou estável em relação ao mês anterior, assim como a população ocupada (22,3 milhões).
O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado (10,8 milhões) também não apresentou variação significativa de um mês para o outro. Na comparação com abril do ano passado, no entanto, houve aumento de 6,8%, representando um adicional de 686 mil postos de trabalho com carteira assinada.
O IBGE informou também que o rendimento médio real dos trabalhadores (R$ 1.540) apresentou recuo de 1,8% na comparação mensal e aumento de 1,8% em relação a abril do ano passado.
A Pesquisa Mensal de Emprego é feita pelo IBGE em seis regiões metropolitanas (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre).
fonte: blog da MIriam Leitão.com
0 comentários:
Postar um comentário