OS CAMPOS DEFINIDOS.


Vai ser a minha participação mais importante no Festival de Escritores em Melbourne, Austrália. São dez da manhã, a plateia está lotada. Serei entrevistado por um escritor local, John Felton.

Piso no palco com a apreensão de sempre. Felton me apresenta, e começa a me fazer perguntas.
Antes que eu possa terminar um raciocínio, ele me interrompe e faz uma nova pergunta. Quando respondo, comenta algo como “esta resposta não foi bem clara”.
Cinco minutos depois, nota-se um mal-estar na plateia – todos estão percebendo que há algo errado.
Lembro-me de Confúcio, e faço a única coisa possível:
“Você gosta do que eu escrevo?”, pergunto.
“Isso não vem ao caso”, responde. “Sou eu a entrevistá-lo, e não o contrário”.
“Vem ao caso, sim. Você não me deixa concluir uma ideia. Confúcio disse: ‘sempre que possível, seja claro’. Vamos seguir este conselho e deixar as coisas claras: você gosta do que escrevo?”
“Não, não gosto. Só li dois livros, e detestei”.
“OK, então podemos continuar”.
Os campos agora estavam definidos. A plateia relaxa, o ambiente enche-se de eletricidade, a entrevista vira um verdadeiro debate, e todos – inclusive Felton – ficam satisfeitos com o resultado.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 

About You!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras id arcu nulla. Donec eu risus nisl, id cursus justo. Proin non mauris enim, eu suscipit libero. Fusce eget nunc nibh. Integer elementum consectetur sagittis. Quisque adipiscing auctor risus, id vulputate eros auctor vel. Vivamus pellentesque arcu vel libero eleifend sed aliquam

Todos os direitos reservados para Carlos Sampaio