SUCATEAMENTO DE 40 AMBULÂNCIAS DO ESTADO SERÁ ALVO DE INVESTIGAÇÃO.

Defensor público desconfia de sucateamento de 40 veículos, que levou secretário a anunciar compra de 50 por R$ 7,6 milhões. Há quartéis onde só há vans quebradas

Rio - O governo do estado vai ter que explicar por que vai descartar 40 das 50 ambulâncias que estão paradas no Quartel de Guadalupe. A Defensoria Pública da União vai instaurar um procedimento para saber se houve mau uso da verba federal destinada à compra dos veículos do Samu. A Secretaria Estadual de Defesa Civil terá 15 dias para entregar à Defensoria a relação dos defeitos de cada uma das ambulâncias que, segundo o estado, não têm como ser consertadas. Quarta-feira, o Corpo de Bombeiros anunciou a compra “como medida emergencial” de 50 ambulâncias. O custo estimado é de R$ 7, 6 milhões.
“Parece que se deixou chegar a um ponto tão periclitante que agora é necessária uma compra emergencial de ambulâncias. A questão é se essa compra de 50 ambulâncias foi fabricada ou não. Parece que sim. Quarenta ambulâncias não quebram de uma hora para outra”, afirma o defensor público da União André Ordacgy, titular do Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva.
Suspeita de crime
Segundo Ordacgy, o estado terá que informar ainda a quilometragem de cada veículo e quando foram adquiridos. “Se ficar constatado que houve mau uso da verba pública, é crime”, afirmou o defensor.
Conforme O DIA mostra desde terça-feira, além das 50 ambulâncias paradas em Guadalupe, outras 29 do Corpo de Bombeiros e do Samu estão quebradas. Ontem, 25 usadas em salvamentos foram deslocados para atender a população, mas há quartéis onde só há veículos quebrados.
‘Veículos colocariam ocupantes em risco’
Quatro das 44 ambulâncias que seriam ‘descartadas’ pelo Corpo de Bombeiros serão consertadas e voltarão às ruas. A informação é do secretário de Defesa Civil e comandante da corporação, Sérgio Simões.
“Foi feita avaliação criteriosa. Ao invés de 44, 40 serão descartadas. Esses veículos não podem ser usados porque já tiveram todo o tipo de problema e colocariam em risco os ocupantes”, explicou.
Simões disse que a compra das 50 ambulâncias não tem relação com o descarte das 40. E garantiu que usará o registro de preços da Aeronáutica: “Estou cumprindo todo rito legal. Não há dispensa de licitação.
Simões afirma que dará as explicações necessárias. “A expressão ‘medida emergencial’ é porque estamos lidando com uma situação inaceitável. Não posso levar 1h20 para socorrer uma pessoa”, disse referindo-se ao pedreiro Waldir do Nascimento que se acidentou e ficou à espera de atendimento.
Desigualdade
Regiões com as avenidas com maior índice de acidentes de trânsito, as Zonas Norte e Oeste têm 30% de suas ambulâncias quebradas. Das 29 que estão paradas na capital, 24 estão nessas áreas, ou 82% dos veículos com defeito.
Como O DIA mostrou ao longo da semana, as duas vítimas da falta de ambulância — Daniele Bispo e o pedreiro Waldir Nascimento — enfrentaram a dificuldade em bairros das regiões que mais sofrem com a escassez de veículos — Campo Grande e Méier, respectivamente. Daniele deu à luz a um menino no banco da estação de trem. Já Waldir caiu de andaime e esperou sangrando na calçada por cerca de 1h20.
Do outro lado da cidade, a realidade é diferente: além de contarem com 40% da frota de ambulâncias da capital, 27 viaturas, Centro e Zona Sul têm um déficit de cinco ambulâncias — 18,5%. Pela classificação dos bombeiros, Alto da Boa Vista e Vila Isabel fazem parte do eixo Centro-Sul. A discrepância não para: as regiões têm 695 mil moradores. O resto da cidade, cerca de 1,8 milhão.
Reportagem de Clarissa Mello e Pâmela Oliveira
Fonte: http://odia.terra.com.br/portal

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 

About You!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Cras id arcu nulla. Donec eu risus nisl, id cursus justo. Proin non mauris enim, eu suscipit libero. Fusce eget nunc nibh. Integer elementum consectetur sagittis. Quisque adipiscing auctor risus, id vulputate eros auctor vel. Vivamus pellentesque arcu vel libero eleifend sed aliquam

Todos os direitos reservados para Carlos Sampaio